Direção | Filmagem | Drone | Edição

Energia que Vem da Favela - Revolusolar

A Revolusolar é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2015 no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro. Nossa missão é contribuir no combate à pobreza energética e na transição energética justa, inclusiva e popular. Para isso, atuamos com a energia solar social, promovendo o desenvolvimento sustentável de comunidades de baixa renda por meio da energia solar. A Revolusolar une comunidades, pesquisadores, setor privado e setor público para construção de um modelo de energia solar social.

 

Em janeiro de 2021, implantamos, na BCM, a primeira Cooperativa de Energia Solar em uma favela do Brasil. A cooperativa foi constituída com 34 famílias fundadoras e uma usina solar fotovoltaica de 26 kWp instalada na cobertura da Associação de Moradores da Babilônia. O modelo de negócio adotado é inspirado em experiências internacionais de democratização da energia solar, e adaptado para a realidade brasileira: a Revolusolar é proprietária da usina, que é cedida, por contrato e gratuitamente, para a cooperativa. A cooperativa cobra pagamentos mensais dos seus membros (50% do total das suas poupanças na conta de serviços públicos), para cobrir as despesas operacionais da cooperativa e garantir a perenidade do projeto.

A Cochi Produções Audiovisuais atráves de seu fundador, Cochi Guimarães, foi responsável pela cobertura audiovisual da construção da primeira cooperativa de energia solar em favelas do Brasil, fazendo desde a produção executiva do documentário passando pela direção, captação, montagem e entrega do produto final a Revolusolar.

Date:
Direção:
Cochi Guimarães
Filmagem:
Ronaldo Land, JB Muniz, Cochi Guimarães, Yan Felipe
Edição:
Cochi Guimarães
Drone:
Cochi Guimarães